Grupos Familiares

   São grupos formados em média por quinze pessoas, pastoreadas por um líder ou casal de líderes que se reúnem semanalmente nas suas casas em sistema de rodízio ou no templo.

    A idéia se basea no princípio contido no conselho de Jetro a Moisés. Foi um dia Jetro visitar seu genro Moisés no deserto. Lá ele ouviu todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara. Jetro alegrou-se por isto. Do dia seguinte Moisés assentou-se para conversar com o povo e o povo estava em pé diante de Moisés: "Não é bom o que fazes, certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo. O trabalho te é pesado demais, tu só não o podes fazer" (Ex 18: 17,19)). E o aconselhou: "procura dentre o povo homens capazes tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a natureza, põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. Julguem a este povo em todo o tempo. Que a Ti tragam toda a sua causa grave, mas toda a causa pequena eles mesmos julguem. Assim a ti aliviáras da carga, e eles a levarão contigo".

(Ex 18:24)

    Um único líder não pode atender com eficiência um grande número de pessoas, se a igreja expandir, o líder sem estrutura pode desfalecer e o projeto morrer, e as pessoas terão dificuldade em ser atendidas e pastoreadas. Por isso, a igreja é dividida em grupos e comandada por líderes, com o objetivo de pastorear e orientar as pessoas de forma mais eficaz.

    Os líderes são pessoas ensinadas nos estatutos e nas leis e são orientadas no caminho que devem andar e na obra a ser feita (Ex 18:20).

 

 

Fonte: Apostila "Grupo de Integração" Comunhão Cristã ABBA.